gil vicente
Esta peça foi representada na Sexta-feira santa de 1519, e assemelha-se na sua forma às outras peças que compõem a triologia das barcas. O cenário é o mesmo: um rio no qual estão aportadas duas barcas, uma com destino à Glória e a outra ao Inferno. As cenas são independentes entre si, apesar da ligação aparente que consiste no julgamento das almas. No entanto, existem diferenças, tais como: o aparecimento de uma nova figura, Morte (introdutora das personagens); as personagens são todas de alta dignidade, e são todas absolvidas, embarcando para a Glória.
Fazem parte destas personagens o Conde, o Duque, o Rei, o Imperador, o Bispo, o Arcebispo, o Cardeal e o Papa. São assim, figuras da classe mandatária do país, e da classe eclesiástica, que aparecem por ordem crescente de importância nas cenas.
Todas as personagens tem razões para ir para o Inferno. Mas entanto, o inesperado acontece: o Anjo desfralda uma vela, onde está pintado um crucifixo e perante esta todas as personagens rezam uma oração, sendo todos aceites na Barca da Glória, por intervenção directa de Cristo.
. Auto da Barca da Glória Gil Vicente
3. PERSONAGENS Diabo :Fazia as sentenças dos julgados! Morte : Conde Próspero:Acusado de ter gozado bem a vida! Daymara :Entra na barca do inferno juntamente com o duque! Duque :Fora severamente acusado por exigir melhores condições! Rei :Fora acusado por não respeitar os humildes! Bispo :Levou uma vida de muitos pecados apesar de acreditar em cristo! Arcebispo :Em vida tratara mal os pobres e desamparados,explorando-os monetariamente! Cardeal :Não fora perdoado pelo diabo! Papa :Foi acusado por usar da luxúria e da soberba! Imperador :Era cruel e extravagante e se vangloriava de seus feitos na heróicos!
4. ANÁLISE O Auto da barca da glória,é historia dos que foram mortos e precisam de um julgamento para seguirem sua vida após a morte,seguindo para a barca da glória ou a barca do inferno.Pelos seus feitos em vida nenhum deles