gghf

1703 palavras 7 páginas
História
Popularmente conhecido como processador o termo técnico correto - em inglês - é CPU (Central Processing Unit) em tradução livre, significa “Unidade Central de Processamento” é relevante á todo o processamento das informações de um sistema interligado a ele.
Função
É o cérebro (em comparação ao ser humano) do computador, um componente onde é feito a maior parte dos cálculos e processamento de informações, qualquer dado requerido por um programa necessita ser processado e pela apresentação do resultado do processamento.
Antigamente no início os processadores eram compostos por vários componentes atualmente são integrados em um único circuito integrado que com o passar dos anos foi se compactando e adquiriu o nome de microprocessador.
Composição
O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.

Unidade lógica e aritmética A Unidade lógica e aritmética (ULA) é a responsável por executar efetivamente as instruções dos programas, como instruções lógicas, matemáticas, desvio, etc. Unidade de controle A Unidade de controle (UC) é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.

Registradores Os registradores são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução. Os registradores mais importantes são:
1. Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução a ser executada.
2. Registrador de Instrução (IR) – Registra a execução da instrução.
Memory management unit A MMU (em inglês: Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.
Unidade de ponto flutuante
Nos processadores atuais são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos

Relacionados

  • Gghf
    505 palavras | 3 páginas