gfdddddd
1593 palavras
7 páginas
O que está a vermelho está no power point(slide 1)
Introdução O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Introdução à Gestão, e tem como objetivo a reflexão das principais implicações das medidas previstas no Orçamento de Estado, na envolvente dos agentes económicos instalados na fileira do sector automóvel em Portugal.
(slide 2)
O grupo de trabalho propõe-se então a analisar as medidas apresentadas no Orçamento de Estado para 2015 e refletir sobre o impacto que mesmas medidas terao no sector automóvel.
Para tal, é necessário perceber a utilidade do Orçamento de Estado e em que medida este nos pode fornecer informação necessária, para sabermos quais as alterações a que o setor automóvel vai ser sujeito direta e indiretamente.
(slide 3)
O que é o Orçamento do Estado
O Orçamento de Estado é um documento onde está descriminada toda a actividade financeira onde se encontram previstas as despesas e as receitas a realizar para um determinado período, sujeito à aprovação de um órgão legislativo.
Qualquer Orçamento de Estado deve cumprir três medidas, sendo elas:
Políticas (garante os direitos dos cidadãos e o equilíbrio de poderes),
Económicas (permite uma melhor gestão dos dinheiros públicos, e um conhecimento da política económica global do estado) e
Jurídicas (através de normas que permitem concretizar as funções de garantia que o Orçamento pretende prosseguir).
Slide 4 ( EXPLICAÇAO DA TABELA)
(slide 5) Para o próximo ano de 2015 foram propostas medidas a serem implementadas em Portugal, algumas afetarão o setor automóvel tais como:
Taxa adicional sobre IUC para veículos a gasóleo mantém-se;
Aumento da taxação da gasolina, gasóleo e GPL (20 euros por cada 1000 litros ou 1000 quilogramas);
Diminuição do IRC para as empresas (que de 23% passa para 21%);
(slide 6)
Medidas do Orçamento de Estado 2015 que afetam a fileira automóvel
Taxa adicional sobre IUC para veículos a