getao fimanceira

1719 palavras 7 páginas
Índice

Introdução:
A intermediação financeira nos países capitalistas tem a importante tarefa de transformar os recursos de poupança em investimento, o meio usado como financiamento para as operações e o leasing, visto que este e considerado o meio mais acessivel que os tardicionais, esta situação e particularmente verdadeira para empresas com baixo retorno, mas com grandes oprtunidades de crescimento, tais como as PME'S.O índice reduz o custo dos empréstimos para as empresas com baixa qualidade de crédito.
O leasing é um contrato denominado tambem como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
O cliente deste tipo de crédito, é, tipicamente, uma empresa, podendo, no entanto, ser, também, contratado por pessoa física.
Definicão:
Locação financeira (português europeu) ou arrendamento mercantil (português brasileiro), também conhecido pelo termo em inglês leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

Tipos

Relacionados