GESTÃO E PLANEJAMENTO
Edna de Fátima RA- 6504270356 edna.brosler@aedu.com
Fabíola Maria RA- 6749359531 fabi.m.oliveira@hotmail.com
Katia Beltrame RA-8138744845 katiabeltrame2010@hotmail.com
Sonia Maria RA-6375217105 sonia-2802@hotmail.com
Vladimir de Carvalho R.A-7124527680 vladimirbensen@hotmail.com
POLITICA E SEGURIDADE EM SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR: Prof.ª
INDAIATUBA DATA: 00/00/2015
Podemos concluir que, desde o começo da civilização, sempre existiu algum tipo de proteção aos idosos e as crianças e essa proteção vem sendo desenvolvida de forma crescente, mas lenta. Países mais antigos com culturas mais evoluídas vêm mostrando um avanço bem significativo, principalmente pós-segunda guerra.
A magnitude de seu esforço de guerra e sua vulnerabilidade ao ataque exigiram sacrifícios de todos e, igualmente, assistência concedida, de bom grado e sem discriminação, a todos os que passavam necessidade. (...) E a estabilidade política do país, combinada com sua confiança inabalável na vitória, explicam a característica mais notável da história, a saber, a maneira pela qual o povo e seu Governo, no decorrer da guerra, meteram mãos à obra de elaborar o projeto de uma nova sociedade (...) orientada pelos mesmos princípios de reunião e da partilha que orientaram as medidas de emergência da guerra. Desse modo, a ideia do Estado de Bem-Estar Social veio a identificar-se com os objetivos de guerra de uma nação que lutava por sua sobrevivência (MARSHALL, 1967:95).
Em contra partida o Brasil vem apresentando algumas dificuldades de seguir evoluindo, mas temos encontrado pessoas empenhadas em trazer o futuro. No Brasil, estamos longe desse padrão de seguridade social. O capitalismo brasileiro implantou um modelo de seguridade social sustentado predominantemente na lógica do seguro. Desde o reconhecimento legal dos tímidos e incipientes benefícios