Gestão sustentável
Esta unidade tem o objetivo de tratar da atuação no serviço público com presteza, cortezia e eficiência, considerando a melhor orientação para a convivência no ambiente ocupacional e melhor preservação e utilização dos recursos de trabalho. Serão apresentadas temáticas como relações interpessoais e ambiente de trabalho, a diferenciação entre indivíduo, grupo e equipe, bem como a questão da convivência e da necessidade de otimização de recursos.
1 Relações interpessoais e ambiente de trabalho
1.1 O Autoconhecimento
Cada vez mais o indivíduo não está isolado. Participa de um universo e nele precisa interagir para conseguir ocupar seu espaço. Em qualquer ambiente onde você estiver, os papéis que você ocupa são os mais variados possíveis, e a exigência nas organizações gira em torno da contratação de pessoas que tenham um perfil que se adéque às suas necessidades no desenvolvimento de seus objetivos. Para tanto, suas competências são observadas quando você está sendo selecionado para assumir um cargo em uma organização, seja ela pública ou privada. Uma das principais competências exigidas dos indivíduos é que saibam se relacionar com as demais pessoas em seu ambiente de trabalho. As relações estabelecidas neste ambiente denominamos Relações Interpessoais, representam a maneira como as pessoas interagem mutuamente em suas atividades laborais.
Essas relações precisam ser cercadas de harmonia, visando ao desenvolvimento de um clima de amizade entre os participantes de uma organização. Porém, para que conviva em harmonia no ambiente onde esteja situado, o ser humano, complexo por natureza, precisa conhecer seus limites e suas potencialidades. Esta percepção é o que chamamos de autoconhecimento: conhecer a si mesmo. Esta noção remete-nos ao pensamento da filosofia grega: “Conhece-te a ti mesmo”. Vamos assistir agora a um vídeo em que o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. aplica o "conhece-te a ti mesmo" a uma