Gestão Financeira
Atua no planejamento financeiro, na organização, na direção, na captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande portes, dos mais diferentes setores da economia. Visando obtenção do dinheiro que necessita e como deve empregar para atingir seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. Analisa ainda o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da empresa. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro.
É de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Considerando o fluxo de caixa um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros, as entradas e saldos, indicando como será o saldo de caixa.
Analisa ainda o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da empresa. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro.
Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por cash flow), refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros.
Existem dois tipos de fluxos:
- outflow, que quer dizer saída de caixa, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento. - inflow, que quer dizer de entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as