Gestão estratégica de empresas
GESTÃO ESTRATÉGICA E NEGÓCIO E ECONÔMICA DE NEGÓCIOS
Workshop: Gestão Estratégica de Empresas
AREZZO
Santo André, 10 de novembro de 2012.
Sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz uma análise da maior marca varejista de calçados femininos fashion da América Latina. Além de uma avaliação do mercado de calçados incluindo potenciais riscos e oportunidades, apresentando no final uma lista de ações propostas visando ampliar a atuação no mercado nacional e internacional valorizando ainda mais a marca Arezzo&Co.
O grupo Arezzo&Co acumula 39 anos de experiência no varejo, e entre principais características de seus produtos são alta qualidade, conceito e design contemporâneo, com alta satisfação do consumidor.
São 308 lojas franqueadas distribuídas em mais de 90 municípios no Brasil e presentes em todos os estados brasileiros. E 7 lojas nos seguintes países: Paraguai, Bolívia, Venezuela e Portugal; além de outros países através do canal multimarcas.
O grupo Arezzo&Co acumulou R$624 milhões de receita líquida e 8 milhões de produtos vendidos entre calçados, bolsas e acessórios. São desenvolvidos cerca de 11.500 modelos e lançadas entre 7 a 9 coleções ao ano. A empresa investe anualmente R$13 milhões em P&D de produto, comunicação e marketing. Em 2011 a Arezzo&Co tornou-se uma Companhia aberta com ações negociadas sob o ticker ARZZ3 e listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa. E em 2012 entrou na lista das marcas mais valiosas do Brasil, ocupando o 42º lugar.
As 4 marcas reconhecidas da Arezzo&Co são: Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman, que são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado contando com ampla linha de produtos conseguindo alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso.
1. Visão preliminar
1.1. Cliente Alvo
O grupo AREZZO&CO tem uma plataforma de quatro importantes marcas: AREZZO, SCHUTZ, ALEXANDRE