gestão estratégica nas empresas
É um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respetivas concebidas para ajudar empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.
Compreende como análise do ambiente, a formulação da estratégia e a implantação da estratégia, faz a avaliação/controlo de estratégia. Enfatiza a análise e as oportunidades e ameaças e enfatiza também a definição dos objetivos e da própria estratégia das organizações.
Pode ser definida como um processo de formulação e de implantação de planos que orientam a empresa/organização.
Toda empresa que possui estratégia precisa ter uma missão e uma visão. Com estratégia uma empresa atinge seus objetivos, antecipa seus problemas, além de ter uma vida mais longa, diminuindo o risco de insucesso.
Como funciona a gestão estratégica
Existem vários passos. Inicialmente é realizado um diagnóstico estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados. Dentro do diagnóstico estratégico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portefólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros.
Em seguida é realizada uma verificação sobre a Prontidão Estratégica, ou seja, o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro, as ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais “janelas” estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar de forma positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento de equipa, que venham de encontro com a Missão, Visão e Valores da empresa, etc.
Posteriormente inicia-se o processo de