Gestão Energética e Ambiental
FACULDADE DAS ENGENHARIAS (FAEN)
_______________________________________________________________
ENGENHARIA DE ENERGIA
8º Semestre
GESTÃO ENERGÉTICA E AMBIENTAL
Análise de fator de carga e preço médio da Universidade
Professor: Dr. Áureo Cezar de Lima Acadêmicos: Luiz Paulo Marcondes Pedro Miguel Lopes Brum Oliveira Roberto Augusto da Silva Filho Talisson Werner Verão
DOURADOS – MS
2013
1. OBJETIVO
Neste trabalho será apresentado o cálculo das faturas de energia para cada mês considerando as tarifas de energia sem Imposto, com o calculo do fator de carga e o preço médio. Será então considerando o número de alunos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no período, calculando desta forma o consumo específico, o custo específico, a economia em kWh e a economia em R$.
2. INTRODUÇÃO
O Fator de Carga (FC) é um índice que demonstra se a energia consumida está sendo utilizada de maneira racional e econômica. Este índice varia entre zero a um, e é obtido pela relação entre a demanda média e a demanda máxima, durante um período definido. O fator de carga é expresso pela relação entre a energia ativa consumida num determinado período de tempo e a energia ativa total que poderia ser consumida, caso a demanda medida do período (demanda máxima) fosse utilizada durante todo o tempo.
FC = consumo de energia ativa / (demanda de potência ativa x n° de horas)
Considerando valores apurados no mesmo período de tempo. O fator de carga também pode ser expresso em percentual, calculado com a aplicação da expressão:
FC(%) = [consumo de energia ativa / (demanda de potência ativa x n° de horas)] x 100
No caso de consumidores enquadrados no Sistema Tarifário horo-sazonal, o fator de carga é definido nos horários de ponta e fora de ponta.
Em uma instalação consumidora de energia elétrica existem normalmente várias