Gestão do parque Nabuco
Com uma área total de 31.300m², o Parque Nabuco, localizado a cerca de 16km do Marco Zero na Praça da Sé, na zona sul de São Paulo, constitui-se em mais uma unidade de preservação da cidade, ligado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura do município. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1980, e recebeu seu nome em homenagem ao antigo proprietário da área, Fernando Nabuco de Abreu.
A criação do parque também teve bastante importância no âmbito social, pois proporcionou uma opção de lazer numa região carente de áreas públicas de recreação. Hoje o parque apresenta, além das áreas verdes, quatro churrasqueiras e mesas numa área de 250m², playgrounds com diversos brinquedos como balanços, escadas verticais e horizontais, balanços para crianças pequenas, gangorras e escorregas, pista de Cooper de 500 metros, quadra poliesportiva de 570m², uma quadra de areia e área de ginástica com aparelhos para abdominal, flexão e alongamento. Em frente à administração do parque há também um espelho d´água com 92m³ e setenta e cinco peixes entre Carpas e Kinguios.
A média estimada de público durante os dias da semana é de cerca de quatrocentos freqüentadores por dia e aos fins de semana esse número chega a quintuplicar dependendo das condições climáticas. A faixa etária dos freqüentadores de dia de semana varia conforme o horário, como também ocorre aos finais de semana: pelas manhãs predominam freqüentadores com mais idade, aparentemente aposentados e pessoas que vêm ao parque antes de sua atividade rotineira diária. No período da tarde a predominância é de jovens.
O uso do parque, no entanto, é bastante diferente entre os freqüentadores de dias de semana e os de fins de semana. Os primeiros procuram em sua maioria o parque para realizarem exercícios físicos como caminhada, corrida, alongamentos etc.. Há também a presença de muitos jovens no período da tarde que vêm ao parque para