Gestão de suprimentos
Identificação: é a análise e o registro padronizado dos dados descritivos de cada item de material, inclusive de suas características técnicas.
Codificação: é a representação dos dados descritivos de um material, por meio de um código alfabética, numérica ou alfanumérica.
Cadastramento: O objetivo deste é inserir nos registos da empresa todos os dados que identifiquem o material. O cadastramento é efetuado através do preenchimento e missão de formulários próprios.
Catalogação de Materiais: é a consolidação e ordenação lógica dos dados de identificação e codificação, através da montagem de arquivos manuais ou mecanizados, e da edição de catálogos impressos ou microfilmados que permitam fácil acesso e obtenção de informações sobre cada item de material identificado e codificado. Estes catálogos têm por objetivo divulgar, tanto em âmbito interno como externo, todos os itens de material produzidos, consumidos, distribuídos ou comercializados por uma organização.
Princípio Arbitrário: Por este princípio extremamente simples, os itens de material são codificados seqüencialmente, à medida que ingressam nos estoques, em geral através de forma numérica, independentemente de qualquer análise quanto às características do material a ser codificado.
Princípio Simbólico: Este princípio é atualmente o mais adotado e, nele, cada código é constituído de grupos de símbolos que guardam, entre si, ampla relação de identidade. Deste modo, materiais de naturezas semelhantes têm parte de seus códigos comuns, naquilo que são idênticos. A identidade entre código é mais acentuada do princípio simbólico quando é adotada a forma mnemônica, combinando-se letras com números, embora apresente a desvantagem de não atender a um estoque com elevado número de itens.
O emprego do principio