Gestão de projetoe me pequenas e medias empresas
1.1. TEMA
O Tema a ser abordado neste trabalho é a implantação do Gerenciamento de Projetos em Pequenas e Médias Empresas. O atual cenário vem forçando as empresas melhorem seu relacionamento custo x benefício. A partir desta necessidade, a gestão de projetos e a aplicação de suas melhores práticas vêm-se consolidando como uma boa prática na gestão de qualquer organização.
1.2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Atualmente a empresa Obers Ltda não adota nenhum mecanismo de controle de projetos, a maior parte dos projetos são concluídos após os prazos, sendo feito por uma única pessoa e não há nenhuma gerência sobre os mesmos. Essa pesquisa tem o intuído de nortear a implantação do Gerenciamento de Projetos e responder algumas questões, tais como: Quais as vantagens do Gerenciamento de Projetos? Qual metodologia será utilizada?
1.3. JUSTIFICATIVA
O Gerenciamento de Projetos (GP) é fator de sucesso para qualquer empresa, seja ela pequena, media ou de grande porte. A falta de planejamento implica em diversas conseqüências que passam despercebidas pelas organizações. Custos elevados, prazos longos de execução, excesso de medidas corretivas, retrabalho e a falta de documentações são alguns dos fatores presentes e freqüentes na realização das atividades destas organizações.
Adotar a gestão de projetos diante deste quadro não é uma tarefa fácil. É necessária muita paciência, perseverança e, principalmente, domínio e conhecimento das melhores práticas.
A Obers tem enfrentado muitos problemas devido à falta de uma gerência de projetos adequada e eficaz. Diante dessa realidade será realizado um estudo de caso sobre a implantação de Gestão de Projetos e as principais dificuldades encontradas.
1.4. OBJETIVOS
O objetivo deste pré-projeto é descrever as principais dificuldades na inclusão da metodologia da gestão de projetos nas empresas de pequeno e médio porte, demonstrando