Gestão de negócios internacionais
Programa de Graduação em Relações Internacionais
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
A FÁBRICA DE CHOCOLATE
Capítulo 03
A prática da análise de cenários permite o desenvolvimento de planos de ação, no sentido de preparar-se para as mudanças na competição, nos mercados, nos produtos e na própria organização, orientando, dessa forma, a gestão e o processo decisório.
Além da análise do ambiente geral, o processo de formulação da estratégia deve ser acompanhado de uma análise do ambiente mais local, ou seja, do seu ambiente setorial (indústria).
ANÁLISE DO AMBIENTE SETORIAL - Indústria
Constituído do conjunto de fatores que influenciam diretamente organizações que atuam em um setor (indústria), suas ações e reações competitivas e, consequentemente, seu potencial de lucro.
A análise do ambiente setorial envolve a avaliação das características do seu mercado – dimensionamento, expectativa de crescimento, segmentação, mudanças tecnológicas previstas, mudanças nas regras de atuação – e das características da estrutura setorial.
O entendimento das características da estrutura setorial é baseado no modelo das cinco forças de Porter. Segundo Porter, “o trabalho do estrategista é compreender e enfrentar a competição”.
Tal cenário das cinco forças amplia a arena da competição, auxilia no entendimento das interações no setor e ajuda na formulação da estratégia competitiva. A intensidade dessas cinco forças é consequência dos vários aspectos econômicos e técnicos específicos de cada setor. Quanto mais intensas elas forem, maior será a competitividade intersetorial e, portanto, menor será o potencial de lucro no médio e no longo prazos e vice-versa.
O conhecimento dessas forças, que influenciam a competitividade e a lucratividade m[edia o setor, ajuda o estrategista a promover ajustes entre os recursos da organização e o ambiente setorial, buscado desenvolver estratégias competitivas que alcancem retornos acima da