GESTÃO DE LOGÍSTICA
Robecarlo Costa Santos
GESTÃO DE LOGÍSTICA
OS MARMITEIROS DE HARVARD E UM TREM MINEIRO MOVIDO A BITS.
BETIM
AGOSTO DE 2014.
FACULDADE ISEIB BETIM
Os Marmiteiros de Harvard.
Um trabalho simples chama a atenção do mundo logístico moderno com um modelo bem complexo de fazer logística. Um grupo formado por 5.000 homens executam todos os dias um serviço de entrega de marmitas, o destino será desde a casa dos clientes até os seus escritórios no centro comercial de Bombaim na Índia. Utilizam de bicicletas, carros - de – mão, e transportes públicos.
Um grupo que se divide de maneira correta, organizada, e utilizam o tempo disponível para a prestação de um serviço eficiente, todos recebem a mesma remuneração salarial e todos podem resolver os problemas do grupo que possam surgir. A cidade está a cada dia em expansão e deve aumentar o número significante de clientes e o atendimento, os preços devem permanecer extremamente barato. Este modelo de logística além de eficiente, permite um baixo investimento já que utiliza de meios de transportes baratos, na verdade se torna um modelo que servirá de espelho para grandes organizações.
Em minha opinião esta logística seria um grande desafio, ainda mais se tratando de um país coma índia, em outros países esta proposta de logística poderia ser bem aceita já que conta com meios de transportes públicos muito rápidos com o Japão. Outros produtos poderiam ser integrados a esta ideia, no Brasil poderíamos fazer mais o uso das bicicletas nos grandes centros, isso além de melhorar o transito nas grandes metrópoles poderia baixar os preços de alguns serviços.
Um trem mineiro movido a bits
O atacadista Martins usa o fino da tecnologia para abastecer lojinhas nos confins do Brasil.
O grupo Martins deu início na cidade de Uberlândia – MG, uma empresa familiar que busca absorver tudo de novo que o mercado mundial oferece, utiliza da moderna tecnologia para