Gestão de logistíca
A embalagem se tornou item de fundamental importância para a Logística, pois ela é responsável por manter a condição de um produto por todo o sistema logístico. Suas principais funções são proteger, conservar e informar (identificar o produto). Isso gera a redução dos custos com danos, desperdícios e o custo da execução das operações logísticas.
Com a evolução do mercado e com a preocupação das empresas em relação ao nível de serviço oferecido aos seus clientes, procurou-se identificar e quantificar os fatores necessários para a elaboração de novos níveis de serviço. Segundo Ballou (2001) existem três elementos que compõem o nível de serviços logísticos, são eles:
1- Os elementos de pré-transação que estabelecem a política do nível de serviço que a empresa deve seguir, tais como: política escrita.
2- Os elementos de transação são os resultados obtidos com a entrega do produto ao cliente, tais como: nível de estoque, habilidade no trato de atrasos, precisão.
3- Os elementos de pós-transação definem como deve ser feito o atendimento dos clientes em relação a devoluções, solicitações, reclamações e providências sobre retorno de embalagens (garrafas retornáveis, estrados, etc) Os canais de distribuição reversos, ou simplesmente CDRs, constituem todas as etapas ou meios necessários para o retorno de uma parcela dos produtos comercializados, seja devido a defeitos de fabricação, prazo de validade vencido, ciclo de vida útil encerrado ou reaproveitamento de embalagens, ao ciclo produtivo da empresa. Segundo Leite (2003), CDRs são as etapas, formas e meios em que uma parcela