Gestão Baseada em Valor
Trabalho apresentado como requisito parcial para complementação de nota referente a 2ª Avaliação do semestre 2014.1 do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau.
Linha de pesquisa: Finanças corporativas
João Pessoa – PB, 2014
INTRODUÇÃO A gestão das empresas vem apresentando avanços, saindo de uma postura convencional de buscar o lucro e rentabilidade e passando a dar mais enfoque à riqueza dos acionistas.
Com a globalização é raro as organizações viabilizarem economicamente seus investimentos por meio de decisões direcionadas ao aumento de preços. Os consumidores em economias abertas sacrificam os produtos caros. O crescimento da competitividade exige grandes investimentos para uma empresa ganhar mercado, avaliados como de difícil recuperação econômica.
A gestão das empresas vem apresentando avanços, saindo de uma postura convencional de buscar o lucro e rentabilidade e passando a dar mais enfoque à riqueza dos acionistas.O objetivo de criar valor aos acionistas demanda outras estratégias financeiras voltadas a agregar riqueza a seus proprietários.
Uma empresa é considerada como criadora de valor quando for capaz de oferecer a seus proprietários de capital uma remuneração acima de suas expectativas mínimas de ganhos. Nesse contexto, criação de valor é entendida quando o preço de mercado da empresa apresentar uma valorização decorrente de sua capacidade em melhor remunerar o custo de oportunidade de seus proprietários.
A estruturação de um sistema financeiro voltado a uma gestão eficaz, que avalie e transmita aos acionistas informações relevantes sobre a criação ou destruição de riqueza, é a essência das modernas corporações ao atuarem em um ambiente competitivo de mercado.
O investimento do acionista revela atratividade econômica somente quando a remuneração oferecida for