Gestão anbiental
Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média[->7], os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música[->8], o ritmo tem uma grande importância.
Um poema também faz parte de um sarau[->9] (reuniões em casas particulares para expressar artes[->10], canções[->11], poemas, poesias etc).
· Poema: obra em verso em que há poesia.
· Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
História
Na Grécia Antiga[->12] o poema foi a forma predominante de literatura[->13]. Os três gêneros (lírico[->14], dramático[->15] e épico[->16]) eram escritos em forma de poesia. A narrativa[->17], entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico.
A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados[->18], isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo[->19] e as rimas[->20]. A contagem silábica dos versos foi sempre muito valorizada até o início do século XX[->21] quando a obra que não se encaixasse nas normas de metrificação não era considerada poesia. Isto mudou com a influência do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados "versos livres[->22]" que não seguem nenhuma métrica[->23].
Referências
Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos[->24] e estrofes[->25]