GESTÃO AMBIENTAL
Falar de meio ambiente, tem se tornado a cada dia um assunto muito abordado, não somente por especialistas da área ambiental, mas pela sociedade e empresas que nela estão inseridas,gerando consciência e preocupação com aquilo que se tem feito para garantir maior sustentabilidade. O Gerenciamento Ambiental pode ser aplicado desde nossas casas até aos grandes complexos formados pelas cidades e pelas empresas, independentemente de seu tamanho ou porte (BACKER, 2002).
Muitos são os impactos negativos ocorridos no meio ambiente, e a responsabilidade pela busca da diminuição desses fatores, tem gerado nas empresas um posicionamento de ações que minimizem esses impactos. A sociedade tem cobrado das empresas a existências dessas ações, para terem a certeza de que os produtos/serviços por elas oferecidas não tem comprometido o meio ambiente de forma negativa, a causarem maiores catástrofes.
As exigências crescentes da sociedade levam as empresas a terem grande preocupação em agir de forma correta no âmbito de preservação do meio ambiente, para que sejam reconhecidas como empresas que realizam um trabalho, respeitando os limites da natureza, tornado- as presentes em todos os departamento e setores empresariais. Essas ações legítimas e verdadeiras, realizadas pelas empresas tem se tornado uma ferramenta de marketing e competitividade e diferencial estratégico trazendo novas oportunidades para as empresas atuais, trazendo uma visão ecologicamente corretas, e as organizações que não tem buscado viver essa realidade nos dias atuais estão fadadas a falirem ou perderem seu posicionamento no mercado.
Segundo PIASECKI, et al., (1999), pensando na questão de sobrevivência da empresa, ela deve ter seu planejamento empresarial estratégico alinhado ás estratégias ambientais (resultando em uma estratégia competitiva), levando em consideração “quem” e “como” devem ser desempenhadas estas estratégias dentro da organização.
A prática da gestão