gestão ambiental
Tratar de marketing em gestão ambiental envolve muito mais do que teorias, engloba aspectos econômicos, sociais e políticos.
Primeiramente o conceito de marketing dentro da gestão é: ‘’ a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente’’, segundo o site Wikipedia. O objetivo princial é estar de acordo com a natureza e ao mesmo tempo estar a favor de um mercado lucrativo, aproveitando a ideia de marketing verde, gerando para os clientes uma confiabilidade maior.
Diante dessa ideia, é necessário atualizar-se no aspecto de que numa sociedade altamente capitalista, a grande maioria das pessoas vivem correndo atraz de dinheiro, não dando valor aos impactos ambientais que são gerados; afinal todo produto parte de uma matéria prima, que é retirada da natureza. Então deve-se atentar a isso, já que futuras gerações ainda estão por vir.
No tema ‘’relação produto x cliente x mercado’’, diversos etapas são elaboradas e estudadas. A primeira em relação ao produto, é importante estudar a produção, uma vez que no seu inicio, as matérias primas que serão utilizadas devem ser de boa procedência, quanto a retirada da natureza. Exemplo: madeiras, muito explorada no Brasil. Para ter bagagem na hora de comercializar o produto que esta na gestão ambiental, é preciso ter a certeza de que sua origem é confiável; para fazer uma boa venda, primeiro é preciso conhecer bem o produto.
A partir deste ponto, que entra a segunda etapa, que é a do cliente. Ter conhecimento do produto e saber que ele realmente é confiável e bom, passa para o comprador um certo ‘’alivio’’. Comprar um produto que supri as necessidades e ainda está de acordo com a natureza, é uma exelente relação produto cliente.
E por ultimo, a relação mercado se dá pelo boa eficiência das duas primeiras etapas, diante de que um produto bem fabricado e de acordo com a natureza, gera no cliente