Gestão ambiental
2. O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
3. O impacto ambiental esta associado a danos, causados na natureza, quando a um vazamento de petróleo que acaba prejudicando a fauna no mar e rios e podemos ver as aves cobertas por óleo e chocam, ou melhor, “impactam” a opinião pública, mas como esse fato na maioria das vezes é causado por acidentes, podemos dizer que esse impacto ambiental foi causado por uma situação não desejada.
4. Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
5. No que se trata de impactos ambientais, considerando o desenvolvimento mundial não há como pensar nas relações de trocas de mercadorias, pois sua totalidade se intensifica conforme o próprio desenvolvimento capitalista, que é o que somos. É a partir do crescimento das sociedades mundiais, bem como as grandes empresas que buscam formas alternativas de produção, ou seja, que não agridam por completo o meio ambiente ocorre contradições como desenvolvimento capitalista e proteção ao meio ambiente, sendo que o capital tende sempre a superar qualquert relação socialmente pelo homem enquanto consumidor. A partir destas relação conflituosa ocorrem os chamados impactos ambientais motivados pelo uso demasiado dos recursos disponiveis, bem como técnicas poluentes que agridem sobremaneiras a natureza. Tais impactos muitas vezes, ocorrem intensivamente, chegando a atingir e desabrigar populações inteiras de determinados países em grande parte localizados em áreas de risco. E enquanto isso, o capital se