Gestão ambiental
Faculdade de Administração
Disciplina: Gestão da Segurança e do Meio Ambiente
Aspectos para Implantação de Programas de Gestão Ambiental
Niterói, 02 de maio de 2012
Introdução: Objetivos e Metas Ambientais
Objetivos ambientais são os propósitos, determinados pela organização, com relação aos seus aspectos e impactos ambientais significativos e ao atendimento aos requisitos legais e outros requisitos, à luz da política ambiental estabelecida e tendo em vista as opções tecnológicas e os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis.
Metas ambientais são os resultados esperados, e sempre que possível determinadas ou estimadas de modo quantitativo, quanto ao atendimento dos objetivos definidos no âmbito do SGA da organização.
As metas devem ter a capacidade de indicar claramente se os objetivos foram ou não alcançados. Ao final, o atendimento às metas estabelecidas levará às conclusões sobre melhoria do desempenho ambiental da organização, demonstrando se o SGA está funcionando.
De acordo com a norma ISO 14001:2004, “objetivos e metas ambientais devem ser estabelecidos, implementados, documentados e mantidos por uma organização, em funções e níveis relevantes de responsabilidades, definidos no SGA”.
O estabelecimento de objetivos e metas ambientais é tão importante quanto o de programas ambientais como meios de alcançá-los, o que corresponde também a um dos requisitos do SGA, cujo alicerce está na Política Ambiental da organização, fazendo parte da fase de planejamento do SGA.
Estabelecendo Objetivos e Metas Ambientais
Os objetivos e metas ambientais devem ser estabelecidos necessariamente em associação com os aspectos e impactos ambientais significativos, os requisitos legais e outros requisitos que a organização decidiu atender, além de necessidades específicas das partes interessadas. Devem ainda ser específicos e mensuráveis, quando possível, e coerentes com a política ambiental, incluindo