Gestao Projetos Que Pode Ser Melhorado
Contextualização
Os projetos representam o âmago da gestão das organizações do terceiro setor. É através deles que se realiza e se atualiza a missão das organizações. Muitas vezes, o projeto só toma corpo quando a equipe técnica passa a se relacionar com o grupo com que vai trabalhar; é nessa relação que se revelam necessidades, expectativas e valores, abrindo caminho para o desenvolvimento do trabalho.
A valorização dessa relação, que se caracteriza pela aprendizagem mútua, estará presente durante toda a realização do projeto e constituirá a principal referência para apontar erros, acertos e novas direções.
Dessa forma, na gestão de projetos de organizações do terceiro setor, a utilização de elementos teóricos ou prescritivos pode requerer adaptações. Muitas organizações têm sido capazes de apropriar-se de instrumentos e técnicas gerenciais, transformando-os de acordo com seus valores e conceitos. Tais experiências indicam que os projetos de organizações do terceiro setor podem ser aprimorados através do uso adequado desses instrumentos e técnicas.
As etapas na gestão de projetos
Os projetos se desenvolvem basicamente em quatro etapas: conhecimento da realidade, decisão, ação e crítica. As duas primeiras, costumeiramente tratadas como planejamento, serão abordadas aqui separadamente.
Essas quatro etapas, na verdade, interagem durante todo o andamento do trabalho; nada impede que, durante as atividades programadas, os objetivos sejam revistos e adequados à realidade. Isso não significa que o projeto perdeu o rumo traçado inicialmente. Ao contrário, indica que a gestão precisa ser entendida como um processo dinâmico: realiza a crítica do que está sendo feito, incorpora o conhecimento obtido na relação com o grupo alvo e transforma-se em indicador para os próximos passos. Como se vê, o importante é o projeto gerar resultados, e não simplesmente seguir um plano estabelecido.
Conhecimento da realidade
Isso não