Gestao financeira
1
CONCEITO DE FINANÇAS
2
Conceito de Finanças
O que é finanças? Estudo da transferência de recursos entre os agentes superavitários e deficitários, mediante o pagamento de juros. Numa cidade pequena, os agentes deficitários buscam os “coronéis” em busca de recursos. Não há sistema financeiro organizado. Nas sociedades organizadas, há grande quantidade de agentes deficitários e superavitários e poucos e grandes bancos (como Brasil).
3
Conceito de Finanças
Momento I: pagamento
Capital ou principal: Empresta ou vende a prazo
Credor
Devedor
Incorre em sacrifício presente (custo de oportunidade) e risco
Utiliza recursos do credor por tempo determinado
4
Conceito de Finanças
Momento II: pagamento
Capital ou principal + juros: Realiza o pagamento
Credor
Devedor
Recebe os juros como remuneração por não usar o dinheiro durante o período que ficou em poder do devedor
Devolve o principal e paga os juros, ou seja, remunera o credor por ter usado o capital por determinado tempo
5
Sistema Financeiro Nacional
• Mercado financeiro: – Operações de crédito e empréstimos – Bancos comerciais – Órgão regulador: Banco Central • Mercado de Capitais: – Valores mobiliários: ações e debêntures (ativo de renda fixa que pode ser conversível em ações da emissora) – Corretoras; Distribuidoras de Valores Mobiliários e bancos – Órgão regulador: CVM e Banco Central – Órgão auto-regulador: Bovespa (ações)
6
Sistema Financeiro Nacional
7
Sistema Financeiro Nacional
O SFN visa garantir a proteção do investidor, a regulamentação do mercado financeiro e a garantia do melhor ambiente possível de negociações para que se efetue o encontro entre tomadores de recursos (devedores) e emprestadores de recursos (poupadores). O SFN é regulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para tanto o Sistema Financeiro se divide em 2 subsistemas: 1. Normativo: que garante e regula as normas e regras para