Gestao ambinetal
As atividades humanas têm causado diversos tipos de impactos ambientais, no solo, na água e no ar. Neste trabalho, irei discutir, entender e opinar sobre os fatores que impulsionam os impactos ambientais nas áreas de expansão urbana, bem como, os processos e medidas a serem adotados para que essa expansão descontrolada aconteça de forma sustentável.
A cada dia nota-se que o desenvolvimento tecnológico estar cada vez mais presentes em nossas vidas, com isso, surge à necessidade de crescimentos das cidades para atender a toda essa evolução.
Além disso, as relações politica, econômicas, sociais e culturais são as grandes incentivadoras dessa expansão, que de certa forma é necessária, só que não é realizada de maneira ambientalmente correta. Essa reorganização do espaço é que têm modificado as paisagens e os ecossistemas das cidades brasileiras e consequentemente causado os impactos ambientais.
Desenvolvimento
A concentração da população brasileira nas áreas urbanas, aliada às restrições econômicas que atingem a sociedade e às limitações das administrações públicas em relação ao planejamento e ao controle do uso e ocupação do solo, reforça o caráter informal e aparentemente anárquico da urbanização brasileira.
Tais características se expressam no agravamento dos processos de segregação espacial, exclusão social e degradação ambiental. Segundo Edésio Fernandes (2002) essa situação coloca o foco na discussão sobre o meio ambiente urbano, o que é
“[...] necessário e urgente [considerando] que mais de 80 % da população total estão vivendo atualmente nas cidades. [...] o modelo urbano industrial já provocou mudanças sócias espaciais drásticas no Brasil, bem como consequências ambientais muito graves, cujas implicações podem ser tecnicamente comparadas aos efeitos das grandes catástrofes naturais.” (p. 244)
São reflexos da desordem urbana instalada: o desemprego crescente; o colapso do sistema de infraestrutura (água, energia elétrica e