gestao ambiental
Apostila de Gestão ambiental
I.1 –
INTRODUÇÃO
O termo Gestão, segundo o dicionário Aurélio Buarque de Hollanda, quer dizer,
“ato de gerir; gerência, administração”.
Sistema de Gestão, sob o ponto de vista empresarial, significa um modelo operacional que uma determinada organização adota para geri-la, não importando neste caso o seu porte ou seguimento. Toda e qualquer empresa deve possuir um sistema de gestão, pois, do contrário, teria a sua própria existência comprometida.
Acontece que alguns modelos foram desenvolvidos e adotados por várias empresas com o intuito de haver uma padronização de metodologia seguindo diretrizes traçadas por normas. Daí os modelos normativos hoje existentes e muito difundidos e que, para empresas que se apresentam de alguma forma pouco estruturadas são excelentes para a sua correção de rotina e rumo, elevando-a a patamares de alto grau de excelência. Mas é muito importante salientar que, para o devido sucesso do modelo, é necessário o correto empenho e o comprometimento de seus dirigentes e que o modelo adotado seja de fato usado como ferramenta de gestão e não apenas um mero artifício de demonstração. É evidente que é do interesse da empresa organizar-se quanto à gestão de diferentes áreas, como gestão da qualidade, gestão do meio ambiente, gestão da responsabilidade social, gestão da segurança e da saúde ocupacional, etc.
Mas esse material terá como foco a Gestão do Meio Ambiente, mas, muitas serão as vezes em que buscaremos a integração conceitual com o gerenciamento de outras disciplinas. É importante para o administrador estar bastante consciente da necessidade da implementação de um sistema de gestão uma vez que é comum o questionamento sobre o que se ganha em termos de valor agregado com o investimento de recursos na implantação e desenvolvimento de um sistema de gestão.
Ora, empresas produtoras de bens e serviços desenvolvem seus negócios por meio de processos e atividades que