Gestalt Femenologia

977 palavras 4 páginas
A Fenomenologia trata dos fenômenos perceptíveis, extinguindo a separação entre o sujeito e o objeto. Essa filosofiasurgiu no século XIX, a partir dos estudo de Franz Brentano e teve em sua corrente de estudos os filósofos Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Merleau-Ponty.
É oposta ao positivismo, analisando a realidade no ponto de vista individual. Tudo que se apresenta à consciência ocorre como um objeto intencional. O objetivo do método fenomenológico é alcançar a intuição das essências. Busca interpretar o mundo através da consciência de um determinado sujeito, segundo as suas experiências.
Acredita em captar instantaneamente os fenômenos de forma inteligível, considera que toda consciência é “consciência de alguma substância”, porém a consciência não é considerada uma substância, mas formada por atos de percepção, imaginação,paixão, emoções e demais atos internos do homem.
Busca-se a essência de um determinado fenômeno através do processo de redução fenomenológica, todas as coisas são caracterizadas por serem inacabadas em constante processo de modificação. A Fenomenologia é um tratado científico a respeito da descrição e classificação dos fenômenos.
É uma ciência subjetiva, estuda o próprio fenômeno, o termo “Fenomenologia” provém do grego “phainesthai” que é tudo aquilo que se revela, e “logos” que significa estudo. Visa reconhecer e esclarecer o fenômeno sob estudos que consideram a visão de um determinado sujeito espectador.
2. Fenomenologia
Por josué silva torres (AM) em 27-11-2008
É um método pelo qual,é usado principalmente pelos psicólogos, para entender a vivencia do paciente no mundo em que ele se encontra. e como o paciente se percebe nesse mundo.
Ex. ao analizarmos um professor que muitas vezes tem dificuldades na profissao,mas gosta da mesma e nao quer deixa-la de forma alguma,usamos o método fenomenologico, para descobrirmos como esse profissional se ve diante de determinada situacao.
Gestalt

A psicologia da Gestalt é um

Relacionados

  • historia da psicologia
    676 palavras | 3 páginas
  • Resumo
    1134 palavras | 5 páginas
  • Historia e sistemas da psicologia
    16546 palavras | 67 páginas