Gest o e certifica o ambiental em ind strias
Gestão e certificação ambiental em indústrias
Grupo: Andressa Figueiredo Evandro Luiz Garcia Assumpção
Hellen Helena Xavier Campelo Ávila 12.1.7243 Joyce Fernandes
Professor: Júlio Cesar AMB110 Turma: 32
Ouro Preto – MG
29/05/2014
Introduçao
A importancia das questoes relacionadas com o meio ambiente, especialmente nas atividades ligadas a industria e ao comercio, vem ganhando espaço cada vez maior desde a ultima decada principalmente em paises mais industrializados.
Ate há pouco tempo, esses aspectos relacionados a tais questoes ambintais eram contemplados nas normas tecnicas estabelecidas para produtos. Com isso, em 1947, foi fundada uma organizaçao que atua como federaçao mundial de organismos nacionais de normatização, a ISO (International Standardization Organization), com sede em Genebra na Suiça. Sendo ela constituida de mais de 100 membros, sendo um membro em cada país. No Brasil a responsavel é a ABNT (Associaçao Brasileira de Normas Tecnicas).
Em 1971, a ISO constituiu tres comites tecnicos responsaveis pela normatização de metodos e analises ambientais : o TC-146 – Qualidade do ar, o TC-147 – Qualidade da água e o TC-190 – Qualidade do solo, quando a importancia dada a normatizaçao ambiental tem aumentado constantemente.
A necessidade de processos e produtos com pouco ou nenhum impacto negativo ao meio ambiente fez com que em 1978, aparecessem os rótulos ecologicos ou “selos verdes”. Ao mesmo tempo, a industria de paises europeus sentiu a necessidade de dispor de normas para o Sistema de Gestao Ambiental, sensibilizando a ISO com essa serie de açoes. Com isso criou-se a SAGE (Strategic Advisory Group on Environment) com o objetivo de propor açoes com enfoque na normatização e certificação ambiental.
Os trabalhos do SAGE resultaram nacriação do Comitê Técnico 207 – GestãoAmbiental, cujos esforços se refletem naelaboração do Sistema ISO 14000.
O