Gest O De Qualidade Pela Seguran A Do Trabalho
Acidente é um evento indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e/ou materiais. Segurança é a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar os fatores perigosos que conduzem ao acidente ou reduzem seus efeitos.
O país tem sofrido transformações no ambiente econômico e social e neste contexto, as organizações têm se obrigado a assumir novos desafios para se adequar a esta realidade, que tem colocado em risco a sua própria sobrevivência num mercado cada vez mais exigente e competitivo. A aquisição da qualidade está intimamente ligada à melhoria das condições de segurança e higiene no trabalho, pois é muito improvável que, uma organização alcance a excelência de seus produtos negligenciando a qualidade de vida daqueles que os produzem.
A segurança do trabalho pode ser considerada como o conjunto de atividades de reconhecimento, avaliação e controle dos riscos a acidentes. A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT, também os empregados da empresa constituem a CIPA.
É muito importante observar que, um acidente não é simples obra do acaso, e este pode trazer conseqüências indesejáveis. Os acidentes de trabalho são definidos em dois critérios: o legal, que seria aquele ocorrido no exercício do trabalho e a serviço a empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda, ou redução da capacidade de trabalho, e o prevencionista, o qual deriva da ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade causando perdas, lesões e danos materiais.
Higiene Ocupacional é um conjunto de normas e procedimentos que visa à