Gest O Ambiental E Karl Marx
É relevante considerar nesse trabalho os estudos de ciências sociais, principalmente as discussões proposta por Marx no que tangem o modo de produção capitalista.
Na busca de atender as suas necessidades o homem produz seu meio de vida, o homem devem estar em condições de viver a fim de fazer a sua história. Para viver é necessária a produção que satisfaz as suas necessidades (comer, morar, beber, etc.), a produção da sua própria vida material. E ao produzir para saciar do que precisa o homem procurar dominar as circunstâncias naturais, que acaba modificando o meio ambiente. Na busca de controlar as condições naturais o homem cria objetivos nos quais não so se incorporam ao ambiente, modificando-o, com o passar do tempo. (QUINTEIRO; BARBOSA; OLIVEIRA, 2002, p 32-33).
Parte do manifesto partido comunista
Todavia, os mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre. A própria manufatura tornou-se insuficiente; então, o vapor e a maquinaria revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a manufatura; a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria, aos chefes de verdadeiros exércitos industriais, aos burgueses modernos.
A grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América: O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Média
A burguesia, durante seu domínio de classe, apenas secular, criou forças produtivas mais numerosas e mais colossais que todas as gerações passadas em conjunto. A subjugação das forças da natureza, as máquinas, a aplicação da . química à indústria e à agricultura, a