Pr Via Micro V 1
Mercados Competitivos
Mercado competitivo nada mais é do que o estado em que uma empresa se encontra quando se depara com outras empresas vendendo o mesmo produto ou similar, que tem poder de influenciar na queda de vendas e diminuição de lucro. Quando uma empresa tem a capacidade de influenciar no preço de mercado do bem que vende, então ela tem poder de mercado.
Uma empresa visa sempre maximizar seus lucros e a maneira de ela verificar isso é através do comparativo entre o custo total (CT) e a receita total (RT). Mais especificamente comparando as margens de custo médio e receita média que nada mais é do que o preço unitário, então, desde que o custo médio (CTM) seja inferior ao preço vendido (P) , a empresa está tendo lucros.
Quanto a decisão de paralisação de atividades de produção, caso o custo variável médio (CVM) exceda o preço (P = RM = RMg) , a empresa pode optar por paralisar a produção, pois não há lucro. Já, em relação a a decisão de sair do mercado numa ação de longo prazo, a empresa opta quando o preço é menos que o custo total médio (custo fixo + custo variável = CTM). O mesmo critério é válido para entrada de uma empresa no mercado.
Há duas maneiras de calcular o lucro, a segunda é subtrair do preço (P) o custo total médio (CTM) e multiplicar pela quantidade produzida (Q). Caso não haja lucro, e sim prejuízo, o calculo pode ser efetuado ao contrário (CTM - P) * Q .
Existem empresas que optam por continuar no mercado sem margem de lucro, isso é explicado pelo custo de oportunidade que a empresa arca que lhe garantem melhor receita.
E por fim se várias empresas participam de um mesmo mercado é possível analisar o todo. Quando a demanda por um produto aumenta, a curva de demanda se desloca e o preço do produto aumenta. Com o aumento do preço do produto (P que também é RM) sem alteração de custo, o lucro dessas empresas é maior. Com o aumento da quantidade de empresas no mercado, a curva de oferta se desloca para direita o que faz