Gest OdeMarcas SgtPimenta

438 palavras 2 páginas
GESTÃO DE MARCAS – MARCELO BOSCHI

LAYLA SHPIELMAN
PAULA SANTA ROSA
VINICIUS SANCHEZ
CATEGORIA MENTAL

Após a leitura do texto de Keller, disponível no Blackboard, selecionamos algumas fotos tiradas do bloco Sargento Pimenta. São elas:

Para trabalhar os conceitos de extensão de marca em uma situação do carnaval, escolhemos usar o bloco de rua Sargento Pimenta. O bloco, que faz alusão ao álbum da banda The Beatles (Sargent Peppers), une os ritmos percursivos e as músicas dos Beatles com a tradição e o ritmo carnavalesco, criando toda uma inovação temática. Apesar de transformar a visão geral da marca, atrai os já consumidores da marca-mãe.
Iremos considerar esse bloco uma extensão de marca dos Beatles. A extensão de marca deve ter fatores de compatibilidade positivos em relação à marca-mãe, para que ela tenha mais chances de ser bem aceita pelos consumidores. Dessa forma, podemos entender o sucesso do Sargento Pimenta, uma vez que, assim como os Beatles (marca-mãe), o bloco tem um clima de descontração, socialização e diversão que são pontos positivos da marca-mãe e combinam bem com o carnaval.
Contudo, as associações abstratas nem sempre são facilmente transferidas. Por isso, nem todas as pessoas que gostam de Beatles vão gostar do Sargento Pimenta, pois algumas características abstratas como a tranqüilidade natural que algumas músicas dos Beatles têm, não pode ser reproduzida no bloco, que acontece na rua, com centenas de pessoas, em pleno carnaval.
Além disso, durante o bloco podemos ver exemplos de categorização. Sendo o mais evidente as pessoas que estavam fantasiadas e as pessoas que não estavam. Os foliões que frequentam os blocos de rua nem sempre têm o hábito de se fantasiar. Ao vermos pessoas não fantasiadas próximas ao bloco, só saberemos o seu destino se observarmos o seu comportamento. Essa é uma analogia referente à do texto do Keller, onde ele cita uma festa com um convidado vestido com um look esportista e outro vestido com um

Relacionados