Gerologia Aplicada a Engenharia - Rochas
884 palavras
4 páginas
CCTEngenharia Civil
Física Experimental II
RELATÓRIO: Prática 03 – Rotação e Translação Simultâneos
Alexandre Carlos Rios de Araújo de Carvalhal Esmeraldo 1213287
SETEMBRO 2013
Introdução:
MOVIMENTO COMBINADO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO
O movimento de um corpo sólido rígido é formado em volta do seu centro de massa através de um movimento de translação combinado com um movimento de rotação.
No movimento de translação os pontos do corpo se movem em trajetórias paralelas com a mesma velocidade do centro de massa. Cada ponto da roda se move para direita com velocidade vcm. A figura abaixo mostra o movimento de translação.
Movimento de Translação
Já no movimento de rotação ocorre ao redor de um eixo que passa pelo centro de massa de um corpo sólido rígido, com sua velocidade proporcional ao raio da circunferência formada. Todos os pontos da roda giram em torno do centro com velocidade angular ω e todos os pontos situados na borda externa da roda têm velocidade linear vcm. A figura abaixo mostra o movimento de rotação.
Movimento de Rotação
As equações de velocidade angular e linear estão expressas a seguir.
COMBINAÇÃO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO
Vamos observar o rolamento de uma bicicleta como um exemplo prático da combinação desses movimentos.
A combinação dos movimentos faz com que a parte inferior da roda (ponto P) fique estacionária, pois como no movimento rotacional a velocidade segue o sentido da rotação e no movimento translacional o corpo move com velocidade paralela, as mesmas se anulam, ao contrario do que ocorre na parte superior da roda, onde as velocidades seguem o mesmo sentido, ou seja, irá se mover a uma velocidade igual a 2 vcm, mais rápido que qualquer outra parte da roda. Esse esquema está demonstrado na figura abaixo.
Procedimento Experimental:
1- Calculei através das formulas a velocidade teórica e prática para cada corpo. Adotei g=10m/s². A altura do plano foi