germinação
Germinação é o processo inicial de crescimento de uma planta, fase de brotação da semente onde, sob condições adequadas, uma nova planta será formada. Para que isso ocorra, a semente precisará principalmente de água, gás oxigênio e temperatura adequada. Todas as sementes em bom estado podem ser germinadas, desde que submetidas a condições adequadas de temperatura e umidade. As condições para a germinação variam de semente a semente. Na germinação a semente independe de nutrientes externos e se utilizará de seus próprios recursos para formar uma nova planta. A partir deste ponto a raiz formada vai buscar recursos externos para continuar o seu desenvolvimento. No início do processo de germinação todos os recursos da semente são concentrados no broto que se forma, de modo a gerar uma nova vida forte e resistente. Neste exato momento, a semente germinada concentrará todos os nutrientes, transformando-se em uma das melhores fontes de alimento disponíveis na natureza. A Germinação da semente acontece assim:
Coloca-se a semente na terra fofa e úmida. A água e o calor fazem a semente inchar.
A casca da semente rebenta e sai um broto que se dirige para baixo. É a raiz.
Depois aparece outro broto que vai para cima. Ele vai formar o caule.
Por último aparecem as folhas, as flores e os frutos.
As plantas que nascem de mudas também precisam de solo fértil, ar água, luz e calor do sol.
A roseira, a bananeira, a cana-de-açúcar e a videira desenvolvem-se a partir de estacas, onde é cortada uma estaca (um pequeno ramo da planta adulta) e enterra-se cerca de 20 cm da estaca.
Esta acaba por criar raízes e transformar-se numa planta. Depois disso só regá-la diariamente.
Plano de aula
Para trabalhar a germinação com as crianças faremos a experiência da Cuca Verde: Material: meia de nylon, serragem, tesoura, alpiste.
Como fazer: Corte as pernas* da meio fina de nylon obtendo tubos de aproximadamente 30 cm,