Geriatria Animal
Geriatria
Introdução
Sendo uma das áreas em constante desenvolvimento da Medicina Veterinária a GERIATRIA trata de problemas adquiridos por dois fatores envolvidos que justificam essa longevidade: predisposição do organismo e os cuidados que ele receberá quando começar a envelhecer. Um dos fatores mais importantes para aumentar a expectativa de vida do seu animal, e com qualidade de vida, é o controle rigoroso da alimentação.
Um dos fatores mais importantes para aumentar a expectativa de vida do seu animal, e com qualidade de vida, é o controle rigoroso da alimentação.
Somente o Médico Veterinário pode lhe orientar com relação ao melhor tipo de alimento, proporcionando ao seu animal:
- manutenção das articulações
- tonicidade cardíaca
- função renal adequada
- aproveitamento de vitaminas e minerais
- manutenção de peso ideal
Com isso, retardamos e até mesmo evitamos patologias na coluna, insuficiência renal, hepática, cardíaca e outras.
Desenvolvimento
Para serem considerados animais (cães e gatos) geriátricos é necessário que estejam no terço final da sua vida, sendo cada um examinado de acordo com sua qualidade de vida.
De modo geral os cães começam a envelhecer aos 7 anos de idade. Ao chegar nesta idade é necessário analisar as mudanças de habito, que indicam o começo dos problemas em sua saúde, e assim começará uma rotina mais frequente de idas ao veterinário.
A idade também influencia grandemente no ciclo astral e possibilidade de prenhez. A incontinência urinária no cão geriátrico tem um significado clinico duplo pois, além de ser inaceitável pelo proprietário, predispõe a ocorrência de doença no trato urinário inferior. Das causas de cegueira, a catarata é uma das, mas comuns, além de alterações de rotina glaucoma, luxação de cristalino. Sem dúvida, a doença mais comum em cães idoso é