Gerenciamento
Centro de Ciências Computacionais –C3
Engenharia de Automação
Gerenciamento de Empresas
Relatório 2
Acadêmicos: Bruno Franco
Bruno Quaresma
Khaoma Duarte
Gustavo Magistralli
Rio Grande, 10 de abril de 2012.
Hoje, com os avanços tecnológicos, fica evidente que a população busca por mais conforto e praticidade em seus lares, independente de sua classe sócio-econômica. Na maioria das casas, encontramos, pelo menos, um dispositivo automatizado, seja o portão de garagem ou o sistema de segurança. Visando a melhoria do cotidiano das pessoas, o conceito de domótica se encaixa nesse novo conceito de “casa inteligente ”, pois abrange desde tarefas básicas como acender a luz até tarefas mais complexas como identificar o morador por sistema de voz. Nesse universo da domótica daremos ênfase ao sistema de iluminação das residências , planejando os mínimos detalhes e entregando os módulos prontos, instalados e em funcionamento.
Um aspecto importante quando se projeta um sistema de automação é a questão do custo-benefício para o consumidor, pois quanto mais complexo o projeto maior será o seu custo. Então é fundamental que as empresas responsáveis por tais serviços tenham módulos que se encaixem na necessidade de cada cliente.
Nossa missão, como prestadores de serviço, é principalmente satisfazer as necessidades dos consumidores , visando sempre a qualidade e eficácia do projeto. Sendo assim , foi feita uma pesquisa de mercado, onde entrevistamos pessoas de classes sócio-econômicas diferentes para saber sua opinião sobre tal assunto. Além disso, entramos em contato com empresas do ramo, pois julgamos importante saber como está o mercado atual e se realmente o projeto será rentável.
A pesquisa foi desenvolvida em três cidades diferentes Rio grande, Porto Alegre e Xanxerê (SC), somando o total de 40 entrevistados distribuídos nas sete classes sociais (baixa-baixa, baixa-média,