Gerenciamento de Discos
Alunos: Michelle Reis, José Cláudio, Harlam, Josuel Rocinío, Hélder,
Turma: MD Turno: 7:00 ás 10:00
Professor: Daniel
Introdução
O Gerenciamento de Disco é um utilitário do sistema que gerencia discos rígidos e os volumes ou as partições neles contidos. Com o Gerenciamento de Disco, é possível inicializar discos, criar volumes, formatar volumes com sistemas de arquivos FAT, FAT32 ,NTFS. EXT2, EXT3, EXT4 e etc, e criar sistemas de disco tolerantes a falhas. O Gerenciamento de disco permite que você execute a maioria das tarefas relacionadas a discos sem reiniciar o sistema ou interromper os usuários. A maioria das alterações de configuração entra em vigor imediatamente.
Gerenciamento de espaço em disco
* Gerenciar o espaço em disco é uma questão muito importante para o desempenho do sistema. Duas estratégias gerais são possíveis para armazenar um arquivo em disco: a primeira é armazenar os bytes de uma forma consecutiva, a segunda é dividi-los em blocos e armazená-los de uma forma não necessariamente contígua.
* Levando-se em consideração os ganhos com uso da gravação em blocos não contíguos, um importante fator que nos deparamos é qual o tamanho que o bloco deve ter, sendo que a maneira como os discos são organizados é: setor, trilha e cilindro.
* Ter uma unidade grande de alocação, como um cilindro, significa que cada arquivo, mesmo que tenha o tamanho de 1 byte, ocupa um cilindro inteiro. Estudos demonstram que o tamanho médio de arquivos em ambiente UNIX está por volta de 1kb, então, alocar um cilindro de 32kb para cada arquivo desperdiçaria cerca de 97% do espaço total em disco.
* Por outro lado, utilizar uma unidade de alocação pequena significa que cada arquivo consistirá em muitos blocos o que tornaria sua leitura lenta, pois a abertura de cada bloco normalmente exige: um tempo de busca, um atraso rotacional e a transferência.
Blocos livres
*