Gerações de Computadores - Do Ábaco ao Computador
RESUMO: AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES
SUMARIO: Pag. 2 – Introdução, Pag.3 - 1 – Percussores, 1.1 – Ábaco, 1.2 – Bastões de Napier,Pag. 4 – 1.3 - Réguas de Calculo, 2 – Geração Zero, Pag. 5 – 2.1 – Calculadora de Pascal, 2.2 – Calculadora de Leibnitz, Pag. 6 – 2.3 – Placa Perfuradora, 2.4 – Arithmometer, Pag. 7 – 2.5 – Máquina Diferencial de Babbage, Pag. 8 – Máquina Analítica, Pag. 9 – Máquina de Hollerith, Pag. 10 – 3 – As máquinas da Primeira Geração, Pag. 11 - 3.1 – Mark I, 3.2 – ABC, 3.3 – ENIAC, Pag. 12 – Computadores de segunda geração, Pag 13. - Computadores de terceira geração, Pag. 15 – Computadores de quarta geração, - Pag. 17 – Conclusão, Pag. 18 – Bibliografia.
INTRODUÇÃO
O dedo foi o primeiro elemento que os seres humanos usaram para efetuar cálculos, daí a origem da palavra digital, que vem de digito, que significa dedo. Dada a evolução humana houve necessidade de criação de novas invenções para o auxilio dos cálculos.
1 - PERCURSSORES
1.1 - Ábaco (aprox. 3500 a.C.)
O ábaco (Figura 1) foi o primeiro dispositivo manual de cálculo. Surgiu no período de 3500 a.C. Tinha como função representar números no sistema decimal e obter operações com eles. A figura abaixo representa um ábaco que: “consiste numa moldura dividida em 2 partes; possui uma vareta vertical para cada dígito, sendo que cada vareta tem em sua parte inferior 5 anéisque em repouso ficam para baixo, e na parte superior 2 anéis que em repouso ficam para cima. Cada unidade acrescentada a um dos dígitos do número é representada pelo movimento para cima de um dos anéis da parte inferior da vareta. Quando os 5 estão na parte de cima devem ser movidos para baixo. O mesmo deve ser feito com os mesmo anéis na parte superior da mesma vareta, se os dois anéis da parte superior estão para baixo, devem ser movidos para cima acrescentando-se uma unidade a vareta seguinte, à esquerda dessa vareta. O maior número que pode