Geração
O processo de transmissão e distribuição de energia elétrica não é, ao contrário do que muitos pensam, apenas uma técnica de conexões de cabos elétricos do gerador ao consumidor. Na verdade, a tecnologia de controle desse processo é bastante complexa.
Transmissão e distribuição de energia elétrica. Através dessa figura, podemos entender melhor porque uma subestação é chamada de “SUB” estação. Recebe o nome de “Estação”, apenas a etapa geradora “usinas hidroelétricas, termoelétricas”, sendo que as demais etapas configuram subestações. Estas por sua vez, podem ser: transmissoras de energia “aquelas que transportam a energia da usina até próximo ao consumidor”, e distribuidoras “aquelas que transportam a energia da subestação transmissora até o local de consumo”.
Normalmente, as estações transmissoras estão localizadas fora do perímetro urbano, devido ao altíssimo nível de tensão de trabalho.
Ainda com base na figura podemos ver que a geração é feita em 13.8 KV “aproximadamente”, e a primeira subestação de transmissão eleva, através de transformadores, essa tensão para níveis que podem atingir até 765 KV.
A vantagem da alta tensão é que podemos ter uma potência elétrica também alta, porém com uma corrente elétrica não tão alta. A razão disso é bem óbvia, pois a potência é igual ao produto da tensão pela corrente (p [w] = U(V).I[A]).
Como a tensão já é alta, a corrente pode ser baixa (relativa à tensão).
Energia Solar
É a energia aproveitada de uma fonte inesgotável de energia limpa, aproveitada do potência solar, inicialmente essa energia é aproveitada da seguinte forma. Para montar um sistema de geração de energia completo são necessários os seguintes equipamentos:
Modulo Solar Fotovoltaico: Placa que captura energia solar e converte a mesma em energia elétrica geralmente com uma tensão de saída de 12 v.
Inversor de Tensão: Aparelho que transforma uma baixa tensão de continua (12v a 48v) em uma tensão alta tensão alternada