Geração e transmissão de energia
ENGENHARIA ELÉTRICA
ELETRICIDADE II
GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
São Bernardo do Campo
02/10/2012
GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
Visão geral do processo de geração, transmissão e distribuição de energia desde a fonte geradora (usinas) até o medidor de energia dos estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais.
Orientador: Prof. Daniel Correa
São Bernardo do Campo
02/10/2012
Este relatório consta a primeira e a segunda de 4 etapas das Atividades Práticas Supervisionadas do 6º semestre do curso de engenharia elétrica da Universidade Anhanguera. Na etapa 1 falaremos sobre o sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e na etapa 2 daremos uma visão geral dos principais dispositivos empregados em instalações elétricas de baixa tensão.
Etapa 1 – Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.
Essa etapa será dividida em 3 (três) tópicos:
1. Geração de Energia Elétrica
2. Transmissão de Energia
3. Distribuição de Energia
Segundo o dicionário, Energia é a capacidade que os corpos têm de desenvolver uma força, a capacidade de produzir trabalho. Dessa maneira, a forma mais primitiva de energia é a energia humana, produzida pelos músculos humanos.
O homem já utilizou a energia de diversas maneiras: energia térmica através do fogo; energia humana durante a escravatura; mais tarde a energia dos animais (bois, vacas, cavalos); energia dos ventos com os moinhos; Watsom cria máquina a vapor e começa a Era Industrial, com o surgimento do automóvel e da máquina a vapor; e por último surge a era industrial que trouxe desenvolvimento e conforto.
Os primeiros empreendimentos no campo da energia elétrica no Brasil remontam ao fim do século passado e, mais precisamente, depois da implantação do regime republicano. Com a