Geração Elétrica
TECNOLOGIA DO CEARÁ
CAMPUS CANINDÉ
REDES DE COMPUTADORES
GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE
ENERGIA NO BRASIL
LUIZ CARLOS GERALDO DE OLIVEIRA
PROFESSOR: CLAUSSON RIOS
DISCIPLINA: SISTEMAS ELÉTRICOS
CANINDÉ 28 DE ABRIL DE 2014
INTRODUÇÃO
A energia elétrica é muito importante, pois com ela nós podemos fazer quase tudo! Ela é algo muito raro de se achar.
A energia elétrica é uma coisa que interessa a todos, não interessa só para um rico ou só para um pobre, é importante para todos, todos mesmo! Não basta somente economizarmos, temos que tomar providências.
Energia elétrica ou eletricidade é como se chamam os fenômenos em que estão envolvidas cargas elétricas. Ela pode ser gerada através de fontes renováveis de energia (a força das águas e dos ventos, o sol e a biomassa), ou não renováveis (combustíveis fósseis e nucleares). No Brasil, existem muitos rios. Portanto, a energia hidráulica é mais utilizada do que as outras. Mas também existem usinas termelétricas no País.
O processo de transformação da energia elétrica é parecido com o que fazia funcionar os moinhos de água. Durante muito tempo eles foram bastante utilizados para moer grãos. A água dos rios dava impulso as rodas d’água.
Essas rodas, por sua vez, faziam girar as pás dos moinhos.
Nas hidroelétricas, a água dos rios, armazenada em reservatórios, faz girar enormes pás. Elas acionam grandes motores, chamados de turbinas, que são responsáveis pela geração de eletricidade. Este é um exemplo da transformação da energia hídrica em energia elétrica.
Ao ser gerada, a energia elétrica é conduzida por cabos até a subestação elevadora. Lá, transformadores elevam o valor da tensão elétrica (voltagem).
Em alta voltagem, a eletricidade pode percorrer longas distâncias. Ao chegar próximo onde será consumida, a voltagem da energia é reduzida novamente, através de transformadores.
Os raios de uma tempestade, quando um deles cai sobre um animal, por