Geração distribuida
Introdução
Esse trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre Geração Distribuída, descrevendo um pouco seu conceito, e os tipos de legislação que a rege, seus indicadores, suas proteções e seus sistemas de intertravamento.
Conceito
Geração distribuída é a geração de energia realizada próximo ao consumidor, independente da potência, tecnologia e fonte de energia. Seu conceito ainda equipamentos de medida, controle e comando que articulam a operação dos geradores e o eventual controle de cargas (ligamento/desligamento) para que estas se adaptem à oferta de energia. A geração distribuída pode ser de duas formas: fonte de energia, quando se usa a GD como fonte principal de energia, ou como reserva descentralizada, quando se usa a GD para suprir necessidades em casos de apagões e excesso de demanda por exemplo.
Vantagens
As vantagens da geração distribuída sobre a geração convencional é que na primeira conseguimos evitar as chamadas “perdas técnicas” de energia que ocorrem nas linhas da transmissão e distribuição ocasionadas pelo “efeito joule” e que contribui diretamente no custo da energia elétrica convencional. Outro fator que contribui para este custo são os materiais e todo o trabalho que envolve a construção destas linhas de transmissão e distribuição. Isso sem falar dos custos ambientais. Outra vantagem da geração distribuída é que como são reduzidas as perdas e a geração é diversificada têm-se uma maior estabilidade e confiabilidade do sistema. Casos onde uma cidade inteira fica sem energia ao mesmo tempo seriam, no mínimo improváveis.
Outras Vantagens
* Viabiliza a eficiência energética regional a partir da sua renovabilidade; * Adequa os custos da energia de atividades economicamente críticas; * Viabiliza o emprego das fontes renováveis disponíveis; * Viabiliza unidades geradoras de pequeno porte; * Fornece energia adequada ao tipo de consumo; * Produz amplos efeitos econômicos locais e