GERAÇÃO DE PROCESSADORES INTEL E AMD
2833 palavras
12 páginas
As Empresas:INTEL:
Intel Corporation é a contração de Integrated Electronics Corporation, empresa multinacional de origem americana fabricante de circuitos integrados, especialmente microprocessadores. Esta também é fabricante de chips para placa mãe (também conhecidos como chipsets), em geral, e é também fabricante de placas-mãe (para todos os gêneros de aparelho computacional " ex: Computador...) e memórias flash usadas em dispositivos como tocadores de MP3. Foi fundada em 1968 por Gordon E.
Moore (um químico e físico) e Robert Noyce (um físico e co-inventor do circuito integrado). No Brasil, é registrada como Intel Semicondutores do Brasil, com sede em São Paulo. Em abril de 2007 completou 20 anos no Brasil.
AMD:
A Advanced Micro Devices (AMD) é uma empresa estadunidense fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores. Seus produtos concorrem diretamente com os processadores fabricados pela Intel. Seu produto mais famoso na década de 1990 foi o processador Athlon, utilizado em computadores pessoais.
Mais conhecida por seus processadores x86 e x86-64; K5, K6-II, K6-III, Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64 (arquitetura de 64 bits), Opteron (para servidores) e Turion 64 (para notebooks), a AMD também fabrica circuitos de uso mais geral, como os encontrados em calculadoras e dispositivos eletrônicos.
Clock: frequência em Hertz na qual o processador trabalha. Chamado também coloquialmente de "velocidade" do processador.
Cache L1,L2 e L3: isso é a memoria do processador, ou seja, a sua velocidade é mais rapida que a memoria ram, a memoria cache armazena coisas simples, que voce usaria direto no desktop, ai ele armazena na memoria cache, o primeiro nivel é o L1, ele é o mais rapido mas armazena pouca coisa, o nivel 2 (L2) é um pouco mais lento que o cache L1, e pode armazenar um pouco mais, o terceiro nivel (L3) tem seu acesso mais lento que o L1 e L2, mais ele é oque mais armazena dados, os niveis de cache