Geração baby boomers
Internacional: Fim da Segunda Guerra Mundial; Explosão Populacional “Boom”; Guerra do Vietnã; Brasil: Ditadura militar.
Preocupação em construir uma carreira sólida; Fidelização ao trabalho Identificação com a empresa; Realização profissional em contrapartida ao aporte material; Ocupação de altos cargos.
Introdução: Nascidos entre 1946 e 1964, filhos da Segunda Guerra Mundial, indivíduos que acompanharam as mudanças sociais e culturais nas décadas de 1960 e 70 e agora começam a se aposentar. Objetivos: Valorização das pessoas, trabalho em equipe, incentivo a atitudes... Resultados: “Antigamente as pessoas eram mais preocupadas com o bem-estar dos companheiros”, “Havia mais confiança na relação entre empregado e empregador, o que aumentava a dedicação dos funcionários”
Conclusão: 20% das companhias contratam profissionais já aposentados, O estudo aponta também que 50% dessas contratações acontecem em razão da necessidade de mão de obra especializada, com vivência na área de atuação e experiência em projetos específicos. “Não existe legado maior do que a experiência acumulada ao longo dos anos”.
Fonte: http://www.canalrh.com.br/revista/revista_artigo.asp?o=FEFF00B7-25BE44CC-A39F-F7108D101C3C&sp=5R0K8x4.EM4K62D.DpQ.N3%40TUG..HyN%40Ja9
Surgiram,cresceram e ingressaram no mercado empresarial brasileiro, na época vivia uma ditadura militar. Tem sido trocados pelas gerações X e Y, pois estes estão mais adeptos à mudanças e a tecnologia Entretanto, esta transição tem sido complicada pois a geração "baby boomer" preparou-se para ter aquele posto por toda a carreira, ao passo que, as gerações subsequentes precisam adquirir experiência, para suprir as funções exercidas até então pelos Baby Boomers; Segundo o artigo, esta transição, preparação do substituto deve ser compatível com a estratégia de médio e longo prazos da empresa.
Fonte: