Gerador eolico
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 5 3.1 OBJETIVO GERAL 5 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
5 METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO 9
6 RESULTADO 11
7 CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
A capacidade mundial atual da energia produzida pelo vento é de mais de 27000 MW, e se prevê que continue aumentando. Deste modo, os parques eólicos estão ganhando cada vez mais terreno no mundo, porque geram energia de forma harmônica com o meio ambiente.
Baseado nesses estudos sobre energia eólica, decidimos criar um gerador com maior autonomia, usando campo magnético originado por imãs comuns e com o auxílio da força do vento para dar início à rotação. O imã do tipo neodímio, que se difere do imã comum pela sua maior capacidade de repulsão e atração, ficará na parte superior do protótipo, assim, com a sua rotação sobre as bobinas criará uma corrente elétrica.
O gerador será uma fonte de energia alternativa, ou seja, será usada apenas quando necessário em casos de deficiência da condução de energia ao local. Ao contrário de outras energias convencionais, estamos criando a junção de um recurso natural limpo e abundante, com tecnologia de alto desenvolvimento. Sua fonte principal não vai ser a ação dos ventos e sim a força gerada pelo campo eletromagnético dos imãs que serão a força tanto na ausência quanto na presença de vento. Terá como característica que será uma energia renovável, pois é capaz de se regenerar, portanto virtualmente inesgotável.
2. JUSTIFICATIVA
O gerador poderá ser usado tanto na zona rural como na zona urbana, e como é uma energia renovável, trará benefícios, pois ela é limpa e não aumenta a poluição, não usando combustível fóssil.
Além de ser uma fonte de energia renovável, possui certa diferença em relação às demais, oferece uma vantagem para pessoas que queiram montar um módulo de energia auxiliar