geovana
Ana Paula Santos
LIGAÇÃO Iônica
TEORIA DO OCTETO
LIGAÇÃO covalente
LIGAÇÃO dativa
LIGAÇÃO metálica
cachoeirinha
2013
intodução
Os conceitos referentes às ligações químicas são muito importantes dentro do estudo de química. Podemos, inclusive, afirmar que a compreensão dos diferentes modelos de ligação química é fundamental para a aprendizagem de outros conteúdos químicos.
A compreensão deste assunto é dificultada pela maneira como, geralmente, é trabalhado este conteúdo. As diferentes ligações são apresentadas, não como modelos que servem para explicar o comportamento das substâncias, e sim como um conteúdo isolado.
Um outro aspecto é o usar modelos de forma dogmática, dando a impressão que a ligação entre dois átomos pode ser vista e a partir daí possa se observar diferentes propriedades nas substâncias, quando ocorre exatamente o contrário, a partir das propriedades (macroscópico), chegamos a idealização de modelos
(microscópico) que melhor expliquem os diferentes comportamentos de compostos químicos. Ainda, é importante lembrar que, dependendo da maneira como vão ser trabalhados os conceitos, pode haver real aprendizagem dos estudantes ou simplesmente memorização de termos e exemplos que não serão compreendidos, por não terem significado algum para os alunos.
Este trabalho tem por objetivo trabalhar as ligações químicas de modo a permitir uma melhor compreensão deste assunto.
Ligação IÔnica
Ligações iônicas: é um modelo que tenta explicar as ligações entre elementos muito eletronegativos (geralmente ametais e hidrogênio) e elementos eletropositivos (metais). Este modelo pressupõe os metais perdendo elétrons, tornando-se íons .positivos - cátions - e os ametais e o hidrogênio ganhando elétrons, tornando-se íons negativos - ânions. Os compostos que são