Geotécnica do solo
As obras de construção civil, por mais simples que sejam só pode ser convenientemente projetada depois de um adequado conhecimento do terreno onde vai ser implantada a obra e de uma experiência técnica dos conhecimentos dos solos.
O conhecimento adequado das condições do solo é um fator essencial para que possa tomar medidas alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis para a projeção das estruturas. As informações obtidas a partir de mapas geológicos, fotografias aéreas ou de satélites e ainda reconhecimento expedito no campo, poderão indicar em termos gerais, a natureza dos solos, os tipos de rocha, suas propriedades de engenharia mais significativas.
Objetivos dos estudos dos solos na construção de edifício
Determinação da extensão (ou área em planta);
Profundidade e espessura de cada horizonte da camada do solo, incluindo a compacidade, quanto ao solo granular e o estado de consistência se o mesmo for coesivo;
A profundidade da superfície da rocha e sua classificação;
Coleta de amostras que possibilitem quantificar as propriedades mecânicas do solo com que trata a Engenharia: compressibilidade, permeabilidade e resistência ao cisalhamento;
Percebe – se que no dia a dia, muitos casos não são necessários todas as informações, e em outros seriam suficientes valores estimativos.
Se tratando de fundações de estruturas convencionais já está contestado que elas devem satisfazer a alguns requisitos básicos: • A carga de trabalho deve ser adequadamente menor que a capacidade de suporte do solo, de modo a assegurar à fundação um determinado fator de segurança;
• Os recalques total e diferencial devem ser suficientemente pequenos e compatíveis com a estrutura para que a mesma não venha a sofrer danos causados pelos movimentos das fundações.
• Os efeitos da estrutura e da sua construção nas obras vizinhas devem ser avaliados e as necessárias medidas de proteção devem ser levadas a efeito.
Origem do Solo
Todos os