geotecnia
Geotecnia: granpeamento do solo
Matheus Fernandes da Luz Ra 00080752
01 de abril de 2014
Definição
É um processo executivo utilizado para conter encostas, com aplicação da introdução no solo, de uma malha de ferro injetada, e ancorada passivamente com calda de cimento, a fim de enrijecer o maciço instável numa malha previamente calculada, e definida em função da altura e da inclinação do talude. Esta técnica damos o nome de solo grampeado.
ORIGEM DO SOLO GRAMPEADO
As origens do solo grampeado provêm, em parte, das técnicas desenvolvidas na década de 50, por engenheiros de minas na Europa, para estabilização das paredes remanescentes de escavações em rocha.
A idéia consistia em se introduzir barras de aço no maciço rochoso de modo a reduzir a possibilidade de desplacamento de pequenas lascas e a abertura de descontinuidades pré-existentes. Dessa forma, fixadas as lascas e evitada a propagação das descontinuidades, o maciço se comportava como um bloco de rocha único, minimizando a possibilidade de acidentes.
Pode-se também atribuir o desenvolvimento do solo grampeado às técnicas de solos reforçados, as quais, em última análise e em termos práticos, se assemelham muito às técnicas de solo grampeado.
A primeira experiência com uma estrutura em solo grampeado em verdadeira grandeza foi realizada na Alemanha. A estrutura foi construída e levada à ruptura através da aplicação de uma sobrecarga no seu topo.
Nos Estados Unidos, SHEN (1981), sugere a existência do solo grampeado desde a década de 60, porém a primeira aplicação registrada é de 1976, numa escavação para as fundações do Good Samaritan Hospital, em Oregon.
Após estas experiências pioneiras, o solo grampeado vem sendo utilizado com bastante sucesso em diversos países. No Brasil as obras em solo grampeado