Geotecnia
MONOSSIALITIZAÇÃO Ocorre no caso da hidrólise parcial, onde há formação de silicatos de alumínio. Argilominerais do tipo da caulinita são originados com uma relação de um átomo de silício para um de alumínio na molécula (1:1) (TEIXEIRA et al., 2000). Esse processo ocorre em climas subtropicais, fazendo com que as reações químicas ligadas ao intemperismo não consigam realizar completamente a lixiviação, ocorrendo uma alta remoção parcial da sílica. Portanto, a caulinita é originada a partir da recombinação da parcela de sílica restante no solo com a água e o alumínio.
BISSIALITIZAÇÃO Ocorre também no caso da hidrólise parcial, com a formação de silicatos de alumínio. Neste caso, são formados argilominerais do tipo esmectita com uma relação de dois átomos de silício para um de alumínio na molécula (2:1) (TEIXEIRA et al., 2000). A bissialitização ocorre em clima temperado, ou seja, locais onde o intemperismo é menos acentuado. Portanto, há mais sílica restante para se recombinar com outros materiais. O que pode diferenciar o processo de monossialitização e bissialitização é o fato daquele ser caracterizado pela alta remoção da sílica, enquanto este há uma baixa remoção da mesma (MORANDINI, 2009). Outro fator é a maior capacidade de retenção de água deste processo em relação à monossialitização.
BIBLIOGRAFIA
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
MORANDINI, T. L. C. Condutividade hidráulica e compatibilidade em combinações de solo tropical e