Geotecnia sondagem e fundação
Engenheiro geotécnico é o profissional da área responsável por projetos de escavações, abertura de túneis, aterros, tratamentos de fundações, fluxos em solos e rochas, além de contenções. É uma disciplina interligada com a terra mecânica, petrologia e áreas da geologia. A Geotécnica não é uma ciência pura e sim o resultado do conhecimento de três áreas específicas: a geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas. A Geologia de engenharia é uma área que cuida de situações e aplicações geológicas pertencentes a projetos de engenharia. De certa forma, planeja e gerencia a aplicação tecnológica humana no meio geológico da natureza. A construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações. A parte da edificação destinada a receber seu peso, transferindo-o para o solo e resistindo às reações do mesmo, sem que os esforços produzidos pelo peso da edificação cause roturas no terreno, recebe o nome de fundação.
Fundação
É a primeira parte da edificação a ser construída; a que fica em contato direto com o solo. É como que o pé da edificação e deve estar compatível com o tipo de solo sobre o qual se apoiará seu tipo, dimensões e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistência).As fundações classificam-se em diretas (superficiais ou rasas)e indiretas (profundas).
Fundações Diretas: São aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base.
Elas podem ser executadas por intermédio de sapatas corridas, sapatas isoladas, blocos, Radier ou artificial.
Sapatas: A sapata é